Dia 21 de maio, é o Dia Mundial da Cachaça

Nesta terça-feira, 21 de maio de 2019, é comemorado o Dia Mundial da Cachaça, um dia inteirinho para festejar aquela que é amada por uns e odiada por outros: pinga, branquinha, marvada, água que passarinho não bebe, purinha, como queiram chamar.

Historia da Cachaça

cachaca_serra-limpa_divulgacaoA cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, que, por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, possibilitou a implantação dos estabelecimentos cachaceiros.

A primeira plantação de cana-de-açúcar de que se tem notícia no Brasil foi feita em 1504 por Fernão de Noronha na ilha que leva o seu nome. E há referências de que o primeiro engenho de açúcar foi construído em 1516, na Feitoria de Itamaracá, criada pelo rei Dom Manuel I de Portugal no litoral do atual estado de Pernambuco e confiada ao administrador colonial Pero Capico — primeiro “Governador das Partes do Brasil”. Na década de 1530, os primeiros donatários portugueses iniciaram empreendimentos nas terras da América Portuguesa, especialmente nas capitanias de Pernambuco e São Vicente, implementando engenhos de açúcar. Assim, surgem, na nova colônia portuguesa, os primeiros núcleos de povoamento e agricultura. Apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da cachaça tenha sido iniciada, pode-se afirmar que ela se deu no território brasileiro, em algum engenho do litoral, entre os anos de 1516 e 1532, sendo, portanto, o primeiro destilado da América Latina.

Na Paraíba temos a Cachaça Serra Limpa como destaque sendo a única com selo Orgânico produzida no estado.

Da redação do brejo.com